Obedecer ou Sacrificar?

Qual o sacrifício desejado por Deus? Obedecer é realmente melhor do que sacrificar? Como alcançar o perdão pelos pecados?


Neste estudo abordaremos alguns pontos a respeito do sacrifício e do perdão pelos pecados à luz da Palavra de Deus. 

O que a Bíblia diz sobre o Sacrifício?


Desde o livro de Gênesis já se falava em sacrifício na Bílbia, como forma de agradar a Deus, atrair bençãos e receber perdão pelos pecados.Os judeus foram instruídos a ofertar animais para sacrifício por seus pecados. Os cristãos atualmente não necessitam mais de sacrifícios de animais como expiação da culpa e do pecado. Em vez disso, Jesus é o sacrifício perpetuo quando se entregou na cruz do calvário para expiação de nossos pecados.

Em algum momento a prática do sacrifício de animais foi banalizada e as pessoas se acostumaram a pecar e depois apresentar sacrifícios ao Senhor para que seus pecados lhes fossem perdoados, era um costume comum na época do profeta Isaías e que de certa forma perdura até os dias de hoje em algumas religiões. De imediato me recordo a práticas comuns de algumas religiões, algumas até incomuns ou em desuso como por o autoflagelo, ou outros absurdos que muitas pessoas cometem para alcançar o perdão. Aparentemente são atitudes consideradas muito "nobres", e portanto, aceitáveis para Deus. Mas, será que Ele aceita mesmo? Está escrito em Isaías 1.11-13:



Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?


O sacrifício que Deus não quer


Sodoma e Gomorra foram cidades destruídas por Deus antes do dilúvio por serem lugares onde somente havia pecado e abominação a Deus. As pessoas eram idólatras, injustas e completamente perdidas na diversidade de pecados sexuais que cometiam. Em resumo, pessoas que não temiam a Deus. 

Um costume corriqueiro hoje em dia são pessoas que bebem, traem, se prostituem, cultuam a vários deuses, frequentam até mesmo templos de religiões diferentes, é comum essas pessoas irem às igrejas, seja católica ou evangélica, para se "confessarem" e serem "abençoadas" pela oração, buscando perdão pelos pecados e até mesmo comunhão com o Todo Poderoso. E para essa classe de pessoas, está escrito em Isaías 1.12 que os sacrifícios não tinham validade, as mãos continuavam impuras. Deus ainda deixa bem claro que não queria estes sacrifícios no versículo 13, explicitamente às pessoas que vão ao templo com essa intenção,  "Quem requereu isso de vós, que viésseis a pisar os meus átrios?". 

No versículo 15 tomamos consciência de como a coisa é séria quando Deus diz: Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Mesmo sacrificando ao Senhor não havia remissão. As mãos das pessoas estavam sujas com o sangue dos animais sacrificados pelos pecados sem arrependimento. Sem mudança de atitude, sem abandono da prática pecaminosa não há como agradar a Deus, o que quer que façamos só vai gerar insatisfação ao Senhor. 

Não posso deixar de falar, temos um mediador no céu que intercede por nós ao Pai, nosso Senhor Jesus Cristo, por seu sangue somos livres dos pecados. Eu conheço muitos testemunhos de pessoas que foram resgatadas por Deus, mas isso não nos dá permissão para viver uma vida de pecado esperando que Deus faça o trabalho pesado sozinho. Por experiência própria, o Senhor não é invasivo e não faz por nós o que podemos fazer. Em suma, Deus tem poder para libertar o viciado das drogas dando-lhe forças para abandonar a prática, mas deixar de comprar a droga e não frequentar o círculo de pessoas drogadas é dever da pessoa e não de Deus.


Como saber se estamos fazendo a coisa certa, o que Deus espera de nós?


Observando às Sagradas Escrituras saberemos o que fazer sempre. O próprio Deus diz claramente o que espera dos crentes nos versículos 16 e 17:  Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

Primeiro as pessoas devem limpar-se a si mesmas dos pecados, tirando a maldade dos atos, ou seja, abandonando as práticas ruins. Depois, devem preocupar-se com a vida social, Deus cita uma série de problemas sociais da época do profeta Isaías: "aprendei a fazer o bem", "fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas." Eram problemas comuns da época, muitas viúvas se alimentavam do pouco que tinham e esperavam a morte (I Reis 17.9-12), daí entendemos que devemos estar atentos às carências da nossa comunidade local para fazer o bem. É necessário compreender que esta lista não é absoluta, Deus espera mais de nós, espera que vivamos para fazer o bem.




Obedecer é melhor do que sacrificar?

O Rei Saul aprendeu a lição tardiamente quando foi repreendido pelo profeta Samuel que lhe disse:

Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar;
(1 Samuel 15:22)
Davi, sucedendo a Saul, reinou sobre Israel por volta do século I a.C., três séculos antes do nascimento do profeta Isaías. Davi conhecia a desobediência de Saul e seus efeitos, era um homem segundo o coração de Deus e sabia dos sacrifícios que agradariam ao Senhor:

Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.
Salmos 51:16-19

Veja como o salmo de Davi concorda com a profecia de Isaías, primeiro era necessário um coração contrito (arrependido) o que vivesse o abandono do pecado e da maldade; depois fazer o bem a Sião- palavra que representaria futuramente todo o povo de Israel, mas na época representava a fortaleza conquistada pelo Rei, a cidade de Davi, ou seja, fazer o bem às pessoas da comunidade local, atitudes justas; após isso sim o Senhor se agradaria dos sacrifícios de justiça.

O profeta Oséias, por volta do século VIII a.C. também foi usado por Deus para profetizar ao povo de Israel sobre Sua vontade: Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. (Oséias 6:6)


Como alcançar o perdão para os pecados?

Temos uma maravilhosa oportunidade de perdão e vida eterna comprada  pelo sangue de Jesus  (Apocalipse 5.9), uma salvação que alcançamos somente pela graça de Deus, através da fé em Jesus (Efésios 2.8-9). Para remissão dos pecados a Bíblia nos ensina corretamente, o sangue de Jesus nos purifica:


Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:6-9

Voltando a Isaías 1, veja com tamanho amor que Deus nos fala, por sua infinita bondade e misericórdia, no versículo 18: Vinde então, e arguí-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Abandonando o pecado e as práticas más para fazer o bem e viver uma vida justa, alcançamos perdão e misericórdia. Somos livres do pecado pelo sangue de Jesus Cristo, que morreu na cruz, mas ao terceiro dia ressuscitou, e pelo seu sangue puro que foi derramado nós fomos livres de toda impureza do pecado. Pelo sacrifício de Jesus fomos reconciliados com Deus Pai (Efésios 2.16). 


A confissão dos pecados


A Bíblia não nos deixa margem para agir diferente dos crentes da antiguidade como e Rei Davi ou o profeta Daniel, que oravam e confessavam seus pecados diretamente a Deus. Também não achamos razão, biblicamente falando, para proceder diferente da forma como o Mestre (Jesus) ensinou-nos a orar dizendo "Pai Nosso... perdoai as nossas ofensas". Biblicamente não é necessário termos por sacramento a confissão direta a um bispo da Igreja para remissão dos pecados, a Bíblia diz que quem tem poder para perdoar pecados é o nosso Senhor Jesus Cristo (Lucas 5:10-25).

Como os evangélicos confessam seus pecados?
  • Oramos a Deus, como fez o Rei Davi: Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Salmos 32:5
  • Oramos a Deus, como fez Daniel: [...]Estando eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,[..] Daniel 9:20
  • Confessamos uns aos outros, inclusive ao pastor/bispo, quando necessário: Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16
  • Pedimos perdão ao Pai, como Jesus ensinou: Portanto, vós orareis assim: Pai nosso,[...] perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; Mateus 6:9-12
  • Confessamos uns aos outros, com quem temos nos desentendido, como Jesus ensinou:Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Mateus 5:24-25
  • E tudo que pedimos ao Pai, inclusive o perdão, pedimos em nome do Filho (Jesus), assim como Ele (Jesus) ensinou: E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13

A confissão de fé

A salvação não pode ser alcançada pelas obras, já que somos pecadores, mas alcançamos pela graça, por meio da fé em Jesus, isto é dom de Deus. É um presente do próprio Pai para nós, um presente que recebemos quando aceitamos a Jesus Cristo.

Se você ainda não recebeu a Jesus, o presente de Deus, mas deseja com seu coração receber procure uma congregação evangélica e diga ao pastor que deseja receber a Cristo como Senhor e Salvador. Você pode fazer uma oração onde estiver e entregar sua vida nas mãos de Jesus, mas ainda assim é necessário confessá-lo publicamente, esta confissão é uma obra da fé e tem valor especial. Está escrito:
  • Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos 10.9
  •  Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mateus 10.32



A benção pela obediência


As bênçãos da obediência são um assunto extenso, que poucos pregadores falam por não desejarem que as pessoas busquem a Deus esperando conquistas materiais. Estão cobertos de razão, devemos agradar a Deus por amor a Ele, devemos nos santificar a cada dia para que sejamos livres do pecado, e salvos possamos passar a eternidade diante do nosso Deus, e não pelas bênçãos materiais que são para esta vida passageira. Contudo, as promessas de bênçãos existem, são reais, e estão escritas em diversas passagens bíblicas, mas mantendo o foco no livro do profeta Isaías deixaremos outras promessas de bênçãos pela obediência para outro estudo bíblico futuro.

É uma promessa, um aviso, uma profecia, pequena mas com significado profundo:

Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. (Isaías 1:19)

  1. "Se quiserdes" - Precisamos querer, Deus ajuda, mas espera de nós uma posição diante de algum objetivo;
  2. "E obedecerdes" - Não basta querer, é preciso também obedecer a Deus, temos por regra de fé a Bíblia, precisamos obedecer aos ensinamentos bíblicos e não as doutrinas inventadas pelos homens;
  3. "Comereis o bem desta terra" - Seremos alimentados do bem da terra, a palavra é clara, em sentido denotativo não se refere ao bem que viveremos com a salvação na vida eterna; Aqui se fala desta terra, o lugar onde fomos plantados. Problemas fazem parte da vida e sempre teremos que lidar com eles, mas podemos viver bem aqui nesta terra, podemos nos alimentar do bem desta terra, se obedecermos ao Criador.
Leia a Bíblia sempre, ela contém a palavra de Deus, e a palavra é viva e eficaz, e tem poder para transformar vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas