[1 Samuel 28.12] Saul conversou com espírito de Samuel?

Será que Deus realmente permitiu que Saul falasse com um homem morto? É possível a comunicação com os mortos? 

E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar.
1 Samuel 28:6-7

O relato bíblico da visita que Saul fez à feiticeira de En-dor tem sido interpretado de maneira confusa por diversos estudiosos que acreditam que o rei rejeitado por Deus teria realmente falado com o espírito do profeta que estava morto. Este estudo pretende mostrar à luz da Bíblia uma visão clara e concisa sobre o assunto.

Por que Saul procurou a feiticeira?


Porque Deus o tinha rejeitado. Saul desobedeceu a ordem do Senhor (1 Samuel 15.1-15) e a desobediência gerou resultados catastróficos para o primeiro rei de Israel, o próprio Samuel teve que procurar Saul para entregar-lhe o recado: 

Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; [...] Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, [...]. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15:22-23


Pouco tempo depois, por escolha de Deus, Davi foi ungido por Samuel, mas seu reinado só teria início tempos depois, após a morte de Saul. Diz a Bíblia que após este encontro Samuel não tornaria a ver Saul até sua morte (1 Samuel 15:35).

Sem a bênção e a proteção do Altíssimo o governo de Saul foi muito mais difícil, eles estavam constantemente em guerra. No capítulo 28, Samuel já estava morto (v.3), os filisteus estavam em uma investida contra Israel, e o Rei  Saul se encontra numa situação em que sente urgência de falar com Deus:

E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. 1 Samuel 28:6


O Rei Saul visita a feiticeira


Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela.  1 Samuel 28:-7

O homem estava com o coração tão endurecido que não se conformava de forma nenhuma em não ser respondido por Deus. O desespero foi tão grande que ele chegou ao absurdo de procurar "uma mulher que tinha o espírito de adivinhação", uma prática condenada por Deus. Repare a quem Saul mandou buscar, ele não queria a mulher, ele não podia falar com o profeta Samuel pois este já estava morto; a solução que o Rei Saul encontrou foi consultar ao espírito de adivinhação através da mulher, o texto fala claramente:

7 Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar.
8 E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.
9 Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?
10 Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso.
11 A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.
12 Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.
13 E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.
14 E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.
15 Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer.
(1 Samuel 28:7-15)

Claramente houve um movimento espiritual naquele momento, mas certamente não provinha de Deus, aquela foi literalmente uma consulta espírita, condenada pelas Sagradas Escrituras. Uma simples releitura do texto nos permite perceber que o espírito que falou a Saul não podia ser o profeta Samuel, mas sim um demônio personificado com a função de enganar.

O Resultado da visita


“Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o SENHOR te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo? Porque o SENHOR tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o SENHOR tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a Davi. Como tu não deste ouvidos à voz do SENHOR, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o SENHOR te fez hoje isto. E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus. E imediatamente Saul caiu estendido por terra, e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel; e não houve força nele; porque não tinha comido pão todo aquele dia e toda aquela noite.” 
1 Samuel 28:15-20
A falsa profecia veio recheada de pontos que Saul já conhecia, Samuel havia lhe dito em I Samuel 15 que o Senhor o tinha rejeitado e lhe tinha rasgado o reino, isso não era novidade; e para piorar a profecia lhe predisse sua morte, dizendo que o Senhor o entregaria nas mãos dos filisteus e que "amanhã" estariam Saul e seus filhos com ele (na condição de mortos).
Samuel era um profeta verdadeiro e fiel a Deus, nenhuma de suas profecias era mentirosa, mas essa da consulta a feiticeira foi mentirosa, pois o cumprimento foi parcial. Se a profecia viesse do Senhor através do profeta realmente teria se cumprido completamente, o que não aconteceu. Saul não morreu no dia seguinte,  e sim cerca de duas semanas depois; Saul não foi entregue aos filisteus, sua morte veio de um suicídio (I Crônicas 10:4), e não foram todos os seus filhos que morreram, pelo menos um sobreviveu, Mefibosete, que mais tarde passaria a viver na casa do Rei Davi. Portanto, a profecia é falsa, não pode portanto, preceder de Deus. 


Evidências de que não era o profeta Samuel


  • 1ª Crônicas 10:13 a 14 - Deus condena a atitude de Saul por ter participado daquela sessão espírita com o suposto "espírito de Samuel". O texto é claro, Saul não buscou a Deus, mas sim a feiticeira para "adivinhar".
  • 1ª Samuel 28:3 - Samuel estava morto e na morte, a pessoa fica inconsciente, conforme Eclesiastes 9:5, 6 e 10.
  • 1ª Samuel 28:6 - Deus não se comunicava mais com Saul, pois este havia se desviado do bem. Quem apareceu a Saul naquela sessão espírita não foi o profeta Samuel, pois estava morto (quem compareceu a reunião foi um espírito de adivinhação) .
  • 1ª Samuel 28:12, 14 - a Bíblia não diz que o "espírito de Samuel" estava presente, mas que o rei Saul entendeu que aquele de quem falava a necromante era Samuel.
  • 1ª Samuel 28:15 - o suposto espírito de Samuel contradisse a Bíblia, que afirma em Jó 7:9, 10 que os mortos não podem subir, antes da ressurreição, e também como diz em João 5:28 a 29.
  • 1ª Samuel 28:16 - o "espírito" jogou Deus contra Saul, dizendo que o Senhor o havia desamparado, o que não é verdade, pois foi o rei Saul quem se afastou de Deus.
Apresento aqui ainda, seis argumentos contrários à manifestação do espírito de Samuel após sua morte, retirado da Bíblia Shedd, Editora Vida Nova:


1) Argumento Gramatical (1Sm 28.6). ... o Senhor... não lhe respondeu. O verbo hebraico é completo e categórico. Na situação presente de Saul, Deus não lhe respondeu, não lhe responde e não lhe responderá nunca. O fato é confirmado pela frase: "... Saul interrogara e consultara uma necromante e não ao Senhor..." (1Cr 10.13-14).


2) Argumento Exegético (1Sm 28.6): Nem por Urim - revelação sacerdotal (ver 1Sm 14.18); nem por sonhos - revelação pessoal; nem por profetas - revelação inspiracional da parte de Deus. Fosse Samuel o veículo transmissor, seria o próprio Deus respondendo, pois Samuel não podia falar senão pela inspiração. E, se não foi o Senhor quem falou, não foi Samuel.


3) Argumento Ontológico: Deus se identifica como Deus dos vivos: de Abraão, de Isaque, de Jacó etc, (Êx 3.15; Mt 22.32). Nenhum deles perdeu a sua personalidade, integridade, ou superego. Seria Samuel o único a poluir-se, indo contra a natureza do seu ser, contra Deus (1Sm 28.6) e contra a doutrina que ele mesmo pregara (1Sm 15.23), quando em vida nunca o fez? Impossível.


4) Argumento Escatológico: O pecado de Samuel tornar-se-ia mais grave ainda, por ter ele estado no "seio de Abraão" e tendo recebido uma revelacão superior e um conhecimento mais exato das coisas encobertas, e, por não tê-las considerado, nem obedecido as ordens de Deus (Lc 16.27-31). Mas Samuel nunca desobedeceu a Deus (1Sm 12.3-4).

5) Argumento Doutrinário: Consultar os "espíritos familiares" é condenado pela Bíblia inteira (ver 1Sm 28.3). Fossem os espíritos de pessoas, Deus teria regulamentado a matéria, mas como não são, Deus o proibiu. Aceitando a profecia do pseudo-Samuel, cria-se uma nova doutrina, que é a revelação divina mediante pessoas ímpias e polutas. E nesse caso, para serem aceitas as afirmações proféticas, como verdades divinas é necessário que sejam de absoluta precisão; o que não acontece no caso presente (Vejam como são precisas as profecias a respeito de Cristo: Zc 9.9 e Jo 12.15; Sl 22.18 e Jo 19.24; Sl 69.21 e Jo 19.28-29; Êx 12.46; Nm 9.12; Sl 34.20 e Jo 19.36; Zc 12.10; Jo 19.37 etc).

6) Argumento profético (Dt 18.22): As profecias devem ser julgadas (1Co 14.29). E essas, do pseudo-Samuel, não resistem ao exame. São ambíguas e imprecisas, justamente como as dos oráculos sibilinos e délficos. Vejamos:

a) Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (1Sm 28.19): A profecia é de estilo sibilino e sugeria que Saul viria a ser supliciado pelos filisteus. Mas o fato é que Saul se suicidou (1Sm 31.4), e veio parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade (1Sm 31.11-13). Saul apenas passou pelas mãos dos filisteus. Infelizmente, o pseudo-Samuel não podia prever esse detalhe. (Vejam como são precisos os detalhes acima a respeito da pessoa de Cristo). 

b) Não morreram todos os filhos de Saul ("... tu e teus filhos", 1Sm 28.19), como insinua essa outra profecia obscura: Ficaram vivos pelo menos três filhos de Saul: Is-Bosete (2Sm 2.8-10), Armoni e Mefibosete (2Sm 21.8). Apenas três morreram, como indicam clara e objetivamente as passagens seguintes: 1Sm 31.2,6 e 1Cr 10.2,6. 

c) Saul não morreu no dia seguinte ("... amanhã... estareis comigo", 1Sm 28.19): Esta é uma profecia do tipo délfico, ambígua. Saul morreu cerca de dezoito dias depois (ver 1Sm 30.1,10,13,17; 2Sm 1.3). Citar em sua defesa Gn 30.33 e Êx 13.14 e afirmar que a palavra hebraica mahar, "amanhã", aqui, é de sentido indefinido, é torcer o hebraico e a sua exegese, pois todos vão morrer, mesmo, em "algum dia" no futuro; isto não é novidade. 

d) Saul não foi para o mesmo lugar de Samuel ("... estareis comigo", 1Sm 28.19). Outra profecia délfica. Interpretar o "comigo" por simples "além" (sheol), é tergiversar. Samuel estava no "seio de Abraão", sentia isso e sabia da diferença que existia entre um salvo e um perdido. Jesus também o sabia, e não disse ao ladrão na cruz: "...hoje estarás comigo no "além" (sheol), mas sim, no "Paraíso" (Lc 23.43). Logo, Samuel não podia ter dito a Saul, que este estaria no mesmo lugar que ele: no "seio de Abraão". Se Samuel tivesse desobedecido a Deus (1Sm 28.16-19), passaria para o inferno, para estar com Saul? Ou então, Saul, ainda que transgredindo a palavra de Deus e consultando à necromante (1Cr 10.13), passou para o Paraíso, para estar com Samuel?

É possível a comunicação com os mortos?


  • Eclesiastes 9:10 -Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obras, nem industria, nem ciência, nem sabedoria alguma.”
  • Jó 7:9 - Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.
  • Isaías 38:18 - Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova. 
  • Salmos 30:9 - Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade? 
Ao contrário à crença popular que crê em “almas” dos mortos flutuando pelo céu e nos observando, e que eles têm conhecimento e às vezes influenciam em acontecimentos em nosso mundo, a Palavra de Deus é clara ao nos dizer que os mortos NÃO SABEM NADA! Imagine se a Igreja Romana ensinasse de fato o que a Bíblia ensina em relação aos mortos, ou seja, que eles estão dormindo "inconscientes", aguardando a ressurreição; quantos santos continuariam a receber orações? Acredito que restaria somente o Único que é digno de receber, Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, que foi morto na cruz e reviveu, comprando assim, o direito à salvação para nós, comprando-nos com seu sangue para Deus Pai. (Apocalipse 5:9) .


A Bíblia condena o espiritismo?


Sim, absolutamente. Necromancia se chama a prática da adivinhação pelos mortos, fazem parte da mesma categoria todos os tipos de adivinhos, médiuns, astrólogos, espíritas, feiticeiros, mágicos, encantadores, entre outros. O que a Bíblia diz sobre eles?

  • Levítico 20:27 Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles. (Porque era pecado, coisas que acontecem sob influência demoníaca)
  • Levítico 19:31 - Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus. (Ao contrário do que afirmam alguns espíritas, não foi Moisés quem condenou a prática do espiritismo, mas sim o próprio Deus.)
  • Isaías 8.19 Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? (De fato não faz sentido)
  • Deuteronômio 18:10-12 - Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
  • Apocalipse 21:8 - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte

Querido leitor de outra religião, este estudo não tem a intenção de ofender a sua fé; aqui se expõe opiniões de ótica cristã, pautadas nas verdades bíblicas, por isso a repetitiva citação das Escrituras Sagradas; estamos abertos a discussões construtivas pautadas na Bíblia, fora do que diz a Bíblia não há discussões. Para contato utilize o formulário na página de contato ou deixe um recado. Espero que este texto seja luz para sua vida assim como foi para a minha escrevê-lo.

Graça e Paz!

Comentários

Postagens mais visitadas