Jesus, o Pão Vivo

Disse Jesus:

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

João 6:51

Os judeus não podiam "engolir" ouvir Jesus dizendo: Eu sou o pão que desceu do céu. (João 6:41). Ele queria apenas que as pessoas cressem que Ele era o Filho de Deus, e falava claro a respeito da vontade de Deus Pai, "A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou." (João 6:29).

A vida que Jesus doou é o alimento que vivifica o mundo, é o presente de Deus para salvar a humanidade do pecado e da morte eterna. O alimento que Jesus oferece de sua carne e seu sangue é na realidade seu sacrifício pela redenção de nossos pecados, para resgatar os que estão perdidos, libertar os cativos, curar os doentes e levá-los a presença de Deus Pai.

 O Alimento Espiritual 

Ainda no evangelho de João (v.6:52-55): "Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida."



Até mesmo alguns dos discípulos se escandalizaram dizendo: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? (João 6:60). Esta afirmação nos remete à tradição judaica de comer pães asmos (duros, sem fermento) na comemoração da páscoa. Será que algum deles entendia a importância do que Jesus estava dizendo? A Páscoa judaica, estabelecida na ocasião da libertação da escravidão do Egito dando vida a nação de Israel tinha cumprido seu objetivo; o corpo de Cristo era a Nova Aliança, nunca mais a páscoa teria o mesmo significado.


Jesus então explicou aos seus discípulos: "o espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida" (João 6:63). A comida que o Salvador tem para oferecer ao mundo não é um alimento material, palpável, mas sim o alimento espiritual que vivifica a alma, de salvação e vida eterna. E isso foi comprado por seu sacrifício, em que seu corpo já espancado e açoitado foi esvaziado de seu sangue na cruz para redenção dos pecados de todo aquele que n'Ele crer (João 3:!6).

 Como Provar do Pão da Vida 

O Pão da Vida, que é o próprio Cristo, está disponível de forma inacabável a todos que o buscarem e guardarem suas palavras. Aquele que deseja viver o amor de Deus deve guardar os seu mandamentos, os ensinamentos de Jesus; viver o evangelho é viver as palavras de Jesus. 

  • "Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. " (João 8:31-32)
  • "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14:23)
A salvação de Jesus é para todos que acreditarem n'Ele, é necessário crer que Jesus Cristo verdadeiramente é o Filho de Deus, o Salvador, crendo assim rios de água viva fluirão do seu interior (João 7:37-38). O Mestre ensinou também exortou a respeito da importância de se buscar um alimento eterno, e não somente os alimentos desta terra que perecem:

"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará..." (João 6:27)

"Trabalhai", o Pão da Vida nos foi dado, mas isso não quer dizer que não teremos trabalho para tê-lo, pelo contrário, até mesmo o Senhor teve um grande trabalho para ter sua comida especial: Fazer a vontade de Deus Pai" (João 4:34), e cumprindo a vontade de Deus Pai realizou seu ministério vindo ao mundo e entregando sua vida para salvar a humanidade.

Este é o pão que desceu do céu; [...] quem comer este pão viverá para sempre. 
(João 6:58)

Comentários

  1. Esse é o verdadeiro e a cristalina mensagem do evangelho.

    www.ezequiel-domingues.blogspot.com

    https://twitter.com/Ds83Ezequiel

    ResponderExcluir
  2. Linda mensagem,
    Que bom que dessa vez consigo comentar!
    Bjo enorme

    ResponderExcluir
  3. Bela e singela mensagem. Mensagem abençoadora. Jesus é contigo.

    ResponderExcluir
  4. Que possamos estar com ELE todos os dias.
    Bela mensagem.
    Pastor Ismael
    Blog Aqui eu Aprendi!

    ResponderExcluir
  5. Que possamos estar com ELE todos os dias. Esse alimento é o único que verdadeiramente nos fortalece.
    Bela mensagem.
    Pastor Ismael
    Blog "Aqui eu Aprendi!"

    ResponderExcluir
  6. Mensagem simples clara e com objectivo, certo é, que muitas pessoas torcem o falado, e até podem achar duro ou escandaloso, no entanto a mensagem de Jesus é mesmo para mexer com o ser humano; Gostei sim senhora.
    Muita paz de Jesus.
    Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
  7. Olá meus queridos irmãos; A Paz do Senhor.
    Muito bom e edificante vosso blog. Já estou seguindo. Aproveitamos e compartilhamos também o nosso. Faça-nos uma visita ficaremos felizes e mais ainda se nos seguirmos.
    Fica Na Paz
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para Alma
    www.josiel-dias-blogspot.com
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas