O mistério da humildade


A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito. Provérbios 29:23

Cresci numa casa humilde, nunca passamos fome ou necessidade mas estávamos sempre no limite. Roupa nova era uma por ano e calçado comprado duas vezes por ano, sendo que o primeiro era um calçado escolar e o segundo algum calçado social que era geralmente comprado de acordo com a data do congresso anual da igreja do meu avô. A maior parte da minha infância até meados da adolescência foi assim.

A simplicidade de nossas condições se refletiam na casa que era igualmente simples, do tipo que a gente se preocupa com o que as visitas vão pensar.... Mas as visitas dos parentes vizinhos quase sempre iam parar lá de qualquer forma. E o humilde sofá transbordava de gente até os braços, e o papo alegre soava alto e juntava ao som de risadas ecoando longe, relembrando histórias antigas e novas de família, conhecidos e de irmãos da igreja.

Eu não trocaria aquilo por nada mundo, se Deus me desse a opção eu escolheria a mesma vida, os mesmos pais simples outra vez. Nunca vi outra casa com tanta paz e alegria. Um lar tão abençoado por Deus. Uma simplicidade autêntica, nada de aparências para agradar ninguém.

Eu sempre valorizei, mas só depois que eu cresci e saí de casa eu compreendi o verdadeiro valor do meu lar.


Haja em vós o mesmo sentimento


Esses dias pensando a respeito disso compreendi que existe um mistério na humildade, há um tesouro valioso escondido no mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus. Quando digo humildade não falo de pobreza de espírito ou mediocridade, falo de um jeito de ser, pensar e viver. O mesmo jeito que escolheu meu mestre para vir ao mundo.

"sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;


A simplicidade me ensinou a dar valor a tudo que tenho e a sempre agradecer a Deus, mas também me proporcionou algumas dificuldades como por exemplo lidar com a soberba. Eu geralmente lido bem com todos os tipos de pessoas, mas quando traços de personalidade soberba transparecem de alguma forma aquilo me afeta e eu tendo a me afastar. Como cristã eu tenho trabalhado nisso com o Senhor, eu amo a Cristo e quero apascentar todos os tipos de ovelha mesmo as mais difíceis para mim.

Eu creio que essa dificuldade não seja raridade por aí, sei que muita gente não fica à vontade perto de pessoas soberbas, o que acontece é que as pessoas nem sempre sabem identificar o que acontece. A soberba se mascara como implicância, indiferença, timidez, rejeição, etc.. É um sentimento nocivo que não vê classe, idade, credo, raça ou etnia.

Quando olhamos para Jesus, o Filho do homem, o que diríamos nós dele? Pense num milionário servindo seus funcionários, pense num príncipe que escolhe passar as férias trabalhando na colheita das plantações do pai em vez de ir procurar outro entretenimento qualquer. Já parou para imaginar o quanto é absurdo deixar toda a sua glória e assumir uma posição de servo?

não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, 
não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, 
e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, 
era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Nossa sociedade capitalista nos ensina que a imagem é muito importante, muitas vezes nos endividamos para ter o melhor cabelo, roupa e sapatos. Sendo como somos, o que diríamos dele? Eu me imagino tentando dissuadi-lo, dizendo para nascer de uma princesa, como um outro tipo de Moisés que chegará ao trono e poderá assumir o controle em vez de nascer na manjedoura, filho de um marceneiro. Então é como se eu escutasse sua voz quando esteve sendo acusado diante de Pilatos, das acusações apenas respondeu Jesus: 

"O meu reino não é deste mundoJoão 18:36.

Um estudo recente afirma que a diferença entre ricos e pobres europeus é de 1 para 530 de acordo com a CartaCapital. Aqui no Brasil creio eu que diferença seja ainda maior. O fato é que as pessoas se identificam com seus semelhantes, foi a classe trabalhadora que manteve Lula na presidência por oito anos. Um líder que não se pareça com seus liderados gera certa antipatia enquanto um representante do povo que se assemelhe ao povo numa posição de destaque tem mais chance de se tornar realmente popular. Foi justamente o que Ele fez.


"esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;


E fazendo-se semelhante aos homens ele fez seguidores, amigos e discípulos, se Ele viesse como rei humano todos os seus semelhantes seriam seus servos. Por amor ele veio humildemente e nos fez seus amigos, nos ensinou suas verdades, através de suas palavras nos revelou sua mente e Ele mesmo se fez caminho para o céu, Ele mesmo é o caminho.

Cristo não veio tomar posse do reino dos homens, ele veio trazer toda uma cultura do reino do céu aos homens. Os  seus não o reconheceram por que esperavam um rei poderoso e impetuoso contra seus inimigos, esperavam um ditador e não alguém que olhasse para dentro deles, alguém que reconheceria suas fraquezas como Ele fez com a mulher Samaritana (João 4) ou suas qualidades como foi com Natanael (João 1:47).

Eles esperavam um rei, e receberam um caminho para o Pai, ou como eu prefiro pensar, uma segunda chance de trazer o reino dos céus à terra, um reino relacional e não político.

E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Lucas 11:2

O reino dos homens não era suficiente, a liberdade e o trono de Israel não era objetivo exclusivo para o Senhor; o trono verdadeiro estava no relacionamento humano. Como se trouxesse Adão de volta ao jardim, um lugar onde o Senhor tenha liberdade para encontrá-lo na viração do dia.

Ele escolheu o caminho da humildade para demonstrar amor por nós, e nós, qual caminho temos escolhido para chegar aos nossos objetivos? Será que podemos dizer que temos a mente de Cristo? Será que podemos dizer que somos parecidos com Ele?

Eu encerro desejando que haja em nós o mesmo sentimento que houve nele, e que desta forma possamos conquistar o mundo e entregá-lo nas mãos de nosso Senhor, conscientes que esta guerra de conquista será regida por um amor simples e forte até a morte, o amor do Senhor agindo em nós.

Comentários

  1. Não entendi o que Lula..... porque mencionou lula .....??? ?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, usei o nome do presidente atual (2023) apenas para exemplificar como um líder se torna popular em um reino político. Alguém que fala o que as pessoas querem ouvir tem mais chance de ser aceito e foi o que aconteceu com Lula (aqueles que se identificam com a mensagem dele o escolheram para governar), ao contrário de Cristo, cujo o discurso muitas vezes causava grande incômodo (leia João 6.60).

      Jesus foi contra as expectativas dos judeus, que esperavam um reino político, forte, opulente. Alguém que expulsasse o império romano do seu território e restaurasse a glória do reino de Israel dos tempos antigos. Em vez disso, receberam um Rei que nasceu numa estrebaria, que fez sua caminhada real sobre um jumentinho, um rei humilde além do nosso entendimento, esse é o cerne da questão. Porque Deus veio com tanta humildade? O que ele queria nos dizer com isso?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas